Sucesso nas vendas

O mundo está inundado de informações sobre ferramentas de venda, ou seja, artigos, livros, softwares, etc.
Mas todas estas ferramentas juntas são insignificantes se você não dispõe das atitudes intelectuais e emocionais para realmente gerar sucesso nas vendas.

Aqui vão algumas sugestões que você precisa avaliar e desenvolver:

1) Paciência

Se você é paciente, você deixará que o cliente tome as decisões na velocidade dele. Se você não tiver paciência, você se sentirá frustrado, se as coisas não
andarem do jeito que você gostaria que fosse. Os clientes sentirão sua frustração e hesitarão em comprar.

2) Comprometimento

Se você está realmente comprometido com o sucesso do cliente e com o seu próprio sucesso, você fará o que for preciso (dentro dos aspectos legais e éticos) para
que o negócio seja fechado. Você irá eliminar todos os pensamentos que o façam desistir da oportunidade. Se houver falta de comprometimento, você falhará no acompanhamento do processo de venda, e deixará “cair a peteca” no pior momento possível.

3) Entusiasmo

Entusiasmo é contagioso; se você for um entusiasta de sua empresa, de seus produtos e serviços, seus clientes captarão seu entusiasmo e acreditará na sua capacidade de ajudá-los. Se não houver entusiasmo, você se sentirá como se estivesse cercado por recusas e objeções sem fim.

4) Curiosidade

Curiosidade é essencial para crescer, e se você estiver crescendo como pessoa e como profissional, você gastará algum tempo, todos os dias, aprendendo algumas
coisas novas para melhor servir seus clientes. Você estará atento as notícias de jornais, revistas especializadas, conversará com seus pares, etc. Se você não estiver crescendo, suas ideias envelhecerão, sua carreira irá definhar e sua capacidade de competir irá se esgotando lentamente.

5) Coragem

Se você tiver coragem, você assumirá os riscos necessários para você crescer e expandir os negócios em novas áreas, mesmo tendo que enfrentar momentos difíceis de uma economia instável. Você verá as contrariedades como oportunidades de aprendizado ao invés de sinais de fracasso. Mas, ao faltar coragem, você sentirá um friozinho na espinha, quando as coisas ficarem estranhas, e quando os pequenos fracassos se tornarem grandes.

6) Integridade

Se você for íntegro, não existe desconexão entre seu propósito estabelecido e suas reais motivações. Isto é verdade, porque não existem agendas ocultas, e os clientes percebem a honestidade, a confiança, e se sentem confortáveis trabalhando com você. Se faltar integridade, os clientes terão uma percepção negativa de que alguma coisa não está andando bem e a tendência é de que não irão comprar de você.

7) Flexibilidade

A vida é cheia de mudanças; nada permanece igual. Se você for flexível, você poderá observar o que está funcionando, ou não e poderá mudar sua abordagem
para atender as mudanças de circunstâncias. Se você não for flexível, você poderá estar se apoiando em estratégias e táticas já superadas pelo tempo.

Este texto está baseado em entrevista concedida por Jeff Keller,
Autor do livro “Atitude is Everything”.